Quando se trata dos Estados Unidos, ser cidadão italiano pode oferecer vantagens significativas no processo de imigração. Se você deseja visitar os Estados Unidos antes de decidir se quer ou não morar no país, o passaporte italiano já te dá uma vantagem: com ele você não precisa de visto para visitar os EUA em até 90 dias.
Vistos E-2 para Empreendedores
A cidadania italiana permite que você acesse a categoria de visto E-2, destinada a empreendedores que desejam investir nos Estados Unidos. A categoria de visto E-2 exige que o solicitante seja cidadão de um país com o qual os Estados Unidos mantém um tratado de comércio e navegação, e a Itália está nesta lista. Outros países que também estão nesta lista são Argentina, Austrália, Canadá, Alemanha, Espanha, Suíça e Reino Unido.
Para se qualificar para um visto E-2, uma pessoa deve:
- Ser nacional de um país com o qual os Estados Unidos mantenham um tratado de comércio e navegação.
- Ter investido, ou estar ativamente em processo de investimento de uma quantia substancial de capital em uma empresa americana com boa fé.
- Estar em território americano para gerir e desenvolver esse negócio. Isso é comprovado demonstrando pelo menos 50% da propriedade da empresa, ou posse do controle operacional por meio de cargo gerencial ou outro dispositivo corporativo.
O visto E-2 é de residência permanente?
Não. Apesar de não ser um visto de residência permanente, o visto E-2 dá para os donos e os empregadores uma residência inicial de dois anos. Mas esse visto pode ser renovado indefinitivamente, e garantir uma estadia de longo prazo para o seu detentor, caso o negócio continue funcionando em território americano.